impacto das bebidas durante a dieta


Analisando o impacto das bebidas durante a dieta Fortaleza, Ceará

Pensa que tem sua dieta sob controle? Sem saber, pode estar bebendo centenas de calorias indesejadas. A especialista oferece os seguintes conselhos para lhe ajudar a escolher bebidas saudáveis entre os refrigerantes, as isotônicas, sucos de frutas e o leite.

Especialistas da Universidade de Michigan lhe oferecem conselhos para escolher bebidas saudáveis

ANN ARBOR, Michigan—Pensa que tem sua dieta sob controle? Sem saber, pode estar bebendo centenas de calorias indesejadas.

“Embora não acredite, mais de 20 por cento das calorias diárias vêm das bebidas que ingerimos” diz Susan Aaronson, M.S., R.D., coordenadora de Bem estar da Divisão de Fomento da Saúde M—Fit do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. “De fato, a Organização Mundial da Saúde, recomenda que se consuma só 10 por cento das calorias em líquidos. portanto, essas calorias adicionais de bebidas contribuem para a epidemia de obesidade dos Estados Unidos, fazendo ser mais difícil perder peso”.

Segundo a Sondagem e Exame Nacional de Saúde e Nutrição, cerca de 136.5 milhões de americanos têm sobrepeso. Deles, cerca de 64 milhões são obesos.

Para milhões de americanos que tentam perder peso excessivo, a solução pode estar não no que comem, mas no que bebem, diz Aaronson. A especialista oferece os seguintes conselhos para lhe ajudar a escolher bebidas saudáveis entre os refrigerantes, as isotônicas, sucos de frutas e o leite.

Refrigerantes
“Os refrigerantes estão cheios de açúcar e calorias vazias, o que as converte em um dos fatores mais importantes que contribuem para o problema da obesidade nos Estados Unidos” diz Aaronson. “Se você escolhe eliminar uma lata de refrigerante por dia, que contém cerca de nove colheradas de chá de açúcar, pode perder uma libra por mês; em um ano pode perder até 15 libras”.

Além disso, porque não têm nenhum valor nutritivo, se encher com refrigerantes previne a obtenção de calorias de fontes que contêm vitaminas e minerais essenciais. Agora, se você não pode viver sem refrigerantes, Aaronson recomenda beber refrigerantes de dieta, ou deixar só para ocasiões especiais.

Sucos de Frutas e Vegetais
Você bebe sucos de frutas ou outra bebida descrita no rotulo como “bebida de fruta”? A diferença pode resultar em calorias adicionais e poucos nutrientes, diz Aaronson.

“Leia o rotulo cuidadosamente” adverte Aaronson. “Se o rotulo diz que foi ‘feito com suco de fruta autêntico’, pode incluir menos de 10 por cento de suco ‘real’ e cerca de sete colheradas de chá de açúcar. As melhores bebidas de sucos são as que levam um rotulo que diz que contêm ‘100 por cento de suco’”.

Os pais devem ser especialmente cuidadosos sobre quantas caixas de sucos permitem que seus filhos tomem diariamente. Só uma caixa individual de suco contém 100 calorias, e quatro delas é um quarto do total de calorias diárias que deve consumir uma criança.

Aaronson recomenda limitar-se a uma porção, ou cinco onças de suco ao dia. O resto de suas porções de frutas e vegetais diários devem vir de porções de frutas e vegetais verdadeiros. Frutas e vegetais reais contêm a fibra necessária para seu organismo, que não se encontra nos sucos de fruta.

Leite
Escolher leite de baixas calorias pode te ajudar a reduzir centenas de calorias ao dia.

Para aproveitar o melhor do leite, Aaronson recomenda escolher leite com 1 por cento de graxa ou leite inteiramente desnatado. Com estas opções o corpo recebe os nutrientes necessários sem as calorias e a graxa adicionais.

Bebidas Isotônicas (utilizadas em Esportes) e Energéticas
Apesar de que as bebidas Isotônicas voltam a encher o organismo com eletrólitos para lhe ajudar a reter líquido e permanecer hidratado, ainda contêm muitíssimas calorias, a metade ou um terço do açúcar que têm os refrigerantes.

“As bebidas esportivas foram desenvolvidas para atletas de resistência”, explica Aaronson. “Se programa exercitar-se continuadamente, mais de uma hora, as bebidas esportivas são para você”.

Além disso, não encontrará muito valor nutritivo nas bebidas energéticas, adverte Aaronson.

“As bebidas para a energia não só estão cheias de calorias, mas lhe darão um rápido aumento de energia, seguido depois de uma diminuição—diminuição extrema”, explica Aaronson.

Álcool

Se você programou um jantar a luz de velas e bebidas alcoólicas, lembre que pode ter o equivalente a toda uma refeição só com bebidas, antes de ter começado a comer.

Um copo médio de vinho tem cerca de 100 calorias e uma cerveja de 12 oz. Contém aproximadamente 150 calorias.

Segundo Aaronson, não é estranho que um gole misto tenha cerca de 300 calorias e goles como os daiquiris têm 500 ou mais calorias cada um. Portanto, limitar o número de goles consumidos antes do jantar vai contribuir com uma diferença fundamental a sua linha.

Água

Então, qual é a bebida ideal para acalmar a sede? : É incolor, inodora, não tem sabor, é refrescante e constitui mais da metade da massa do corpo: A água.

“Água é a única bebida mais importante que podemos consumir”, diz Aaronson. “Uma pessoa pode consumir somente água e estar bem, enquanto complementa sua dieta com fontes de refeições que contenham cálcio e outros nutrientes que se pode encontrar em bebidas como leite e suco”.

Em geral, 80 por cento das calorias líquidas devem vir da água, dependendo do peso da pessoa e da maneira em que vivem. Isto quer dizer que um adulto médio deve tomar entre 4 a 6 copos de água ao dia, que devem ser complementadas com leite e suco, feito com 100 por cento de fruta para obter os requisitos totais de líquidos diários.

Outra opção é beber água fortificada com vitaminas. Entretanto, Aaronson adverte que se for feita uma dieta saudável não há razão para beber vitaminas em forma liquida.

A conclusão: “A próxima vez que você pensar em abrir a geladeira para procurar um refrigerante, economize o dinheiro e as calorias e procure a garrafa de água”, diz Aaronson.

A pesquisa aparece na última edição do Journal of Health Care for the Poor and Underserved.

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